Monday, April 6, 2015

escuridão

Tão pouca é a vontade das pessoas de voltar para casa e os postes das ruas estiverem tristemente apagados, as janelas estiverem cerradas, e só restar feixes de luz bem fracas. O prédio todo apagado e o elevador parado e solitário e as pessoas teriam de subir as escadas no escuro, e se cansarem muito, forçando seu joelhos fracos e cansados do dia duro.
Deitada na cama em noites realmente escuras de apagão, sem distinguir o preto dos olhos fechados e o preto de fora,  eu me junto ao espaço. Tudo é coberto por um manto, um manto preto que nos chama a juntar tudo em um, a tornar tudo mais fácil, sem o meu nem o seu, nem o dele, e só se vai aos poucos quando a luz da manhã chega.
Entrar nesse escuro é outra realidade, você não é você nesse tempo, você pode ser tudo, sem limites, sem barreiras, um espaço onde todos podem ser do tamanho que querem.
As velas também são muito queridas.
A casa invadida pela luz que elas produzem fica mais bonita, sempre gostei de luz amarelada mais do que luz brancas que cega os olhos.
Me lembra algo mais primitivo, me lembra uma floresta mágica com fadas brilhantes amarelas, ou uma casa de camponeses tradicionais, com aquela famosa imagem clichê de uma mãe cobrindo o seu filho, dando um beijo de boa noite em sua testa, cobrindo ele e fechando a janela do frio e normalmente apagando uma vela em um candelabro com o sopro perfeito que deixa tudo escuro, o escuro em que não da para distinguir o preto dos olhos fechados e o preto de fora.
Você prefere que eu deixe a vela acesa ou apagada?




1 comment:

  1. Marina,
    no primeiro parágrafo a gente não respira. Pontue. Há também alguma coisa esquisita nos tempos verbais, dê uma olhada.
    No segundo parágrafo, tiraria o é a única vez... iria direto para o verbo:
    Deitada na cama em noites realmente escuras de apagão, sem distinguir o preto dos olhos fechados e o preto de fora, me junto ao espaço,
    e colocaria um ponto final depois de espaço.

    A partir daí o seu texto cresce.
    coloque o branca da luz no singular.

    E é isso. Veja o que vc acha! E continue escrevendo, lendo, escrevendo, lendo, escrevelendo...
    vc anda de espantar a gente, viu?
    :-)
    Lu

    ReplyDelete

Sobre alguém do além do aquém