Thursday, February 12, 2015

os espelhos

Nessa semana estava especialmente focada em olhar além de mim mesma,  o cotidiano das pessoas ao meu redor, o pitoresco, algo digno de ser escrito. Algo verdadeiro.

Fazia algum tempo que tentava fazer essa nova proposta, mas ainda não tinha capturado algo que valeria a pena, só pessoas andando e conversando sobre suas vidas pessoais, assuntos pouco interessantes. Como já disse, queria uma coisa além de normal, algo um tanto especial no meio dessa normalidade.
Em um outro dia, sai de casa para comprar alguma coisa para minhas novas experiências. Aproveitei para admirar e observar as ruas. Coisas simples aconteciam, meu olhar foi além das ruas, e se moveu para as janelas de prédios. O que via era normal também: Gatos andavam pelas janelas e se esfregavam nas redes brancas. Mulheres e homens fumavam seus cigarros e olhavam para todas as direções para comprovar que ninguém os observava (até que isso seria interessante).
De repente, sinto meu corpo ir para traz e quase tropeço em alguém, um alguém que não me viu também. Ao invés de olhar para frente, a mulher olhava para seu espelhinho de dois lados, com o aro branco, que segurava com firmeza, com uma de suas mãos, e imensas unhas pintadas de vermelho sangue.
Quando olhei para onde sua face deveria estar, vi meu próprio rosto assustado e deformado refletido, não sabia quem era que estava olhando para quem. Lancei um olhar incomum pelo segundo e último instante, observando meu rosto, como se fosse pela primeira vez. Depois de alguns segundos, a mulher sem rosto realizou um longo e teatral passo para o lado e seguiu seu caminho, sem nunca tirar o espelho da frente.
Não era eu que estava treinando o olhar para fora de mim, procurando o pitoresco? 
Será que todos temos nossos espelhos apontados para nós mesmos? Será que todos são incapazes de olhar para fora, para o outro, para o mundo? O outro que faz quem nós somos. Talvez exagero, a mulher estava se arrumando, mas as vezes o exagero é uma boa ferramenta para crônicas.

No comments:

Post a Comment

Sobre alguém do além do aquém